Uma rede social forte pode se tornar um ativo para qualquer empresa, já que a mídia social oferece a todos os negócios a oportunidade de fortalecer as relações com seu público-alvo, criando clientes fiéis e até defensores da marca, por isso é importante para qualquer empresa saber utilizar as mídias sociais.
Explorar esse potencial não é um feito fácil, mas pode ser feito se o meio estiver bem utilizado.
Infelizmente, muitas empresas ainda não estão tirando o melhor proveito de suas contas de redes sociais, no entanto, as mídias sociais são grandes negócios: Cerca de 74% de todos os usuários de internet usam redes sociais e, para jovens, essa porcentagem é ainda maior.
DICAS PARA SABER UTILIZAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR SEU NEGÓCIO
1. Não crie contas apenas no “porque sim”:
Todo mundo está fazendo isso, e eles estão dizendo que sua empresa também deve fazer. Pode ser ótimo para outras empresas, mas você simplesmente não tem certeza de como isso pode ajudar sua empresa.
Se para você não está claro sobre os benefícios das mídias sociais, então as chances são que você não vai usar isso corretamente, e isso pode prejudicar o seu negócio.
No entanto, nenhuma presença nas mídias sociais também é uma escolha fraca. Mesmo que você não esteja no Facebook ou no Instagram, seu público está e será provável que tenham uma conversa sobre você - sem sua contribuição.
Aproveite o tempo para entender as mídias sociais e o que podem fazer por você, e investir o tempo e o orçamento necessários para fazer isso bem, e saber como utilizar as mídias sociais de modo favorável.
2. Crie um plano de marketing (cronograma) de redes sociais antes de começar:
Da mesma forma que você faz o resto do mundo dos negócios, você deve fazer um plano antes de começar a utilizar as mídias sociais.
Criar um plano de marketing (cronograma) de mídia social irá configurá-lo para o sucesso, e permitirá que você evite erros de mídia social, por isso saiba como criar um plano de marketing (cronograma) de redes sociais poderoso para poder alinhar todos os seus esforços de vendas.
3. Faça uma auditoria de mídia social da sua presença online:
Antes de criar um novo perfil de redes sociais, execute uma auditoria de mídia social de sua atual presença nesta mídia. As auditorias de redes sociais são úteis para manter todos os seus esforços em sintonia e em funcionamento.
4. Saiba quando terceirizar seu gerenciamento de mídia social:
Independentemente de você, manter sua gestão de redes sociais interna ou terceirizada é uma decisão de muitos negócios, grandes ou pequenos.
Leva um tempo para pesar os prós e os contras da decisão de desistir das chaves das suas contas de redes sociais. E tenha em mente que muitas vezes deixar outra empresa tomar conta, pode significar melhorias grandes para sua marca.
5. Não ignore as normas sociais:
É difícil inicialmente obter o conhecimento total nas mídias sociais, já que cada rede social possui diferentes sistemas, regras e normas sociais. O que é aceitável em uma rede pode ser totalmente dispensável em outra.
Mas é natural que cometa erros, porém, ter um conhecimento aprofundado das redes sociais é uma obrigação. As expectativas comuns de comportamento corporativo incluem:
- Aproveite o tempo para responder às mensagens deixadas pelos clientes; as mídias sociais são sobre engajamento e a conversa deve ser uma rua de mão dupla.
- Não fale sobre você continuamente, ou envie os feeds dos seus seguidores com mensagens de vendas.
- Não seja necessitado. Se o conteúdo e as mensagens que você está compartilhando são realmente interessantes e perspicazes, as partes, os gostos e os retweets cuidarão de si mesmos.
- Não tenha medo de ser imperfeito (de fato, humanizar sua marca é uma coisa boa nas mídias sociais), mas esteja ciente de que você deve seguir as regras não escritas do comportamento das redes sociais.
6. Saiba quem é o seu público:
Quando pensamos em utilizar as mídias sociais para o favorecimento de uma marca, temos que entender qual delas melhor se encaixa com nosso público e saber de fato quem são essas pessoas.
Isso irá ditar a maneira como o relacionamento vai se desenvolver, desde o tom de suas postagens e conteúdos, até a maneira como você vai conversar com eles.
Você é uma empresa mais jovial e descolada? É válido saber quem é o seu público-alvo para poder saber qual a melhor maneira de conversar com eles, e que gírias e memes da época podem ser uma solução.
Essas são 6 dicas para você aprender a utilizar as redes sociais de maneira favorável para o seu negócio, e poder conseguir ter um tráfego maior e realizar mais vendas no final de cada mês.
Se ainda tiver dificuldades em entender o seu cenário e quer estruturar as estratégias de marketing e de gestão de maneira correta,
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