O setor comercial é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Além de representar diretamente a marca, esse departamento é responsável por encantar o cliente. Por isso é importante conhecer os 4
principais pilares de vendas para o setor comercial.
Conhecer muito bem o produto e dominar algumas técnicas de vendas é fundamental, mas existem outras questões que podem tornar um processo de vendas um sucesso ou não.
E é justamente sobre os 4
principais pilares de vendas para o setor comercial que falaremos a seguir. São os alicerces da profissão, e que podem ser responsáveis por tornar a atividade de vendas mais bem sucedida.
Saiba quais são os 4 pilares de vendas para o setor comercial, e descubra o segredo do vendedor de sucesso
Com certeza você já viu vendedores seguros e profissionais, que parecem ter a capacidade de tornar qualquer coisa extremamente interessante e vendável. E aí veio aquela dúvida: como é que ele faz isso?
A verdade é que em muitos casos existe um processo de acompanhamento para ver como o cliente se comporta, e estimular que a negociação seja devidamente finalizada.
Não existe uma fórmula mágica capaz de tornar alguém um mestre das vendas, mas existem os 4
principais pilares de vendas para o setor comercial, que podem ajudar (e muito!) no desenvolvimento de uma equipe.
1 - Buyer Persona: Ter um tipo de cliente definido é o primeiro passo para conquistar o sucesso em vendas. São poucas (bem poucas!) as empresas que podem se dar ao luxo de atender a um público sem distinções.
A maioria dos serviços agrada a um grupo específico, e conhecer essas pessoas é o primeiro pilar de vendas que você vai conhecer nesse artigo.
Essa definição de público-alvo deve acontecer logo no início, pois ela será o ponto de partida para todos os outros pilares. A intenção desse primeiro passo é fazer com que você direcione os seus esforços justamente para clientes em potencial.
O termo “Buyer Persona” refere-se a uma representação fictícia do seu ciente, e através dele você deve definir todos os passos que a sua empresa dará para se comunicar com esse perfil.
2 - Jornada de compras: O segundo passo é a jornada de compras, onde você acompanhará o seu cliente em todo o processo de compra, desde a descoberta de que precisa de alguma coisa até o encontro com a sua marca.
Nessa etapa, o cliente sabe que precisa solucionar alguma coisa, e sai a procura disso. Ele então encontrará a sua empresa, e partirá para o processo de compra.
Toda compra parte da identificação de uma necessidade, e posteriormente da procura por uma solução. Esse processo é chamado de jornada de compras, e analisá-lo é fundamental para entender onde estão as falhas e os pontos fortes de seu negócio quando a ideia é cativar mais clientes.
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3 - Funil de Vendas: Agora que o cliente já está à procura de solução, e você sabe disso, chegamos ao funil de vendas, que é o momento em que você passará a observar quais são as possibilidades de tornar essa pessoa um lead, e posteriormente em um cliente, de fato.
Você deve analisar quais são as ações que o cliente deve tomar, e que você deve tomar, para que enfim a venda seja concluída, já que ele precisa do seu produto, e você pode fornecer a solução.
O funil de vendas, portanto, é composto por atividades que você e o seu lead devem tomar para que a negociação seja concluída. Esse funil pode possuir diversas etapas.
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4 - Matriz de Qualificação: O último dos 4
principais pilares de vendas para o setor comercial é aquele que diz respeito a matriz de qualificação de leads. Nesse passo, o lead será qualificado de acordo com o seu “potencial”.
Leads mais qualificados, médios ou menos qualificados são as categorias em que você poderá encaixá-los, percebendo quais são as chances de que essa pessoa se torne seu cliente.
Qual é a importância dos principais pilares de vendas?
Um mercado competitivo exige que sejam criadas estratégias cada vez mais definidas e mais elaboradas para conquista de mercado e prospecção de clientes.
E é nesse cenário que surgem os principais pilares de vendas, que são aplicados para tornar a experiência de compra e venda mais eficiente.
Basicamente, prever como será esse caminho pode ajudar o empresário e o departamento de marketing a tomar decisões mais assertivas, e focar nos pontos fortes do processo, além de elaborar metas e melhorias para aqueles que apresentam menor eficiência.
É como se você pudesse fazer um raio-x de toda a venda antes mesmo de ela acontecer, e assim entender de antemão quais caminhos devem ser tomados para que de fato a negociação aconteça.
Esses são os 4
principais pilares de vendas para o setor comercial, e que podem representar uma grande diferença em seus resultados.
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