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Boas práticas de atendimento ao cliente: 5 dicas infalíveis - Agência Tângelo
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Boas práticas de atendimento ao cliente: 5 dicas fundamentais

Por: Agência Tângelo em 17/05/2018 |   Gestão

Independente do porte, do segmento ou do estilo de sua empresa, manter um bom relacionamento com o cliente é essencial. Por isso, você deve conhecer as boas práticas de atendimento ao cliente
 
Lidar com o público pode ser difícil, e muitas vezes cansativo. Mas quando você aprende que não há muito segredo na tratativa, e que a maioria dos clientes procura por um padrão de atendimento, percebe que essa missão não é assim tão impossível. 
 
A seguir vamos listar algumas das boas práticas de atendimento ao cliente que você pode e deve adotar, e que com certeza tornarão o seu atendimento mais qualificado e menos difícil. 

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Boas práticas de atendimento ao cliente - Agência Tângelo

Descubra quais são as 5 dicas das Boas práticas de atendimento ao cliente

 
Para atender um cliente você não deve apenas oferecer um serviço bom, hoje em dia a concorrência assídua e a facilidade de acesso e procura faz com que a competição recaia sobre outro fator importante da negociação, que vai além do preço e da qualidade do produto: o atendimento.
 
Empresas que prezam pelo bom atendimento conseguem não apenas conquistar mais clientes, mas sim fidelizá-los para sempre. Existem algumas práticas que podem ser aplicadas e que vão ajudar o seu atendimento a melhorar muito. São elas: 

 
1. Entenda o seu cliente:
No desespero por sair na frente da concorrência, algumas empresas sequer conseguem entender o cliente. Existem reclamações em sites em que o cliente enviou 3 ou 4 vezes um mesmo e-mail, e não obteve a resposta exata sobre o que queria. 
 
A única maneira de estabelecer um diálogo potente e eficaz é ouvindo com atenção a solicitação do ciente antes de bombardeá-lo com soluções. Sem saber o que ele precisa você poderá cometer erros na hora de resolver o problema. 
 
Sabemos que a ansiedade por solucionar um caso é grande, ainda assim, ao invés de tomar o caminho mais curto, aposte no processo correto: escute a solicitação, analise as possibilidades de resolução e então aplique. 

 
2. Comunicação correta:
Manter o excelente emprego da língua falada e escrita é outro ponto de destaque. Além disso, deve-se evitar o gerundismo e o excesso de termos técnicos. 
 
Falar de maneira complicada e elaborada não é o mesmo que falar correto, e todo mundo que trabalha com atendimento deve se atentar a isso para não cometer gafes e não comprometer o entendimento por parte do cliente. Se você Iida com um público muito variado, evite termos técnicos.
 
Quando você faz uso de palavras difíceis ou que são de uso exclusivo dos profissionais da área, o cliente se sente humilhado, e isso pode causar um grande problema na conversa e na negociação. Então, seja prático, mas não vazio. 

 
3. S.C.O.T:
Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência são os pilares da boa comunicação e do bom atendimento. Focando nessas características, o seu discurso para o cliente será facilmente compreendido, e o atendimento fluirá de maneira saudável. 

 
4. Antecipação:
Crie a prática de antecipar problemas, e evite reclamações. Se um serviço de frete vai atrasar, o correio está em greve, houve uma queda de energia que atrapalhou a produção, entre em contato com o cliente e avise com antecedência. 
 
Assim você, além de evitar uma reclamação e um constrangimento, também reforça um vínculo de confiança, deixando claro que se atenta aos processos da empresa e presa pela transparência. 

 
5. Treinamento e capacitação:
A melhor maneira de ter uma equipe qualificada é através de treinamentos e capacitação adequados. Então, promova reciclagens de tempos em tempos para não deixar o departamento comercial cair no automático. 
 
Aprenda a encantar ao invés de atender, e assim você terá clientes fiéis
 

Boas práticas de atendimento ao cliente - Agência Tângelo
 
Em tempos de concorrência assídua, ter um atendimento que se destaca dos demais é fundamental para quem quer conquistar uma boa posição no mercado. 
 
Por isso você deve pensar não apenas em atender o seu cliente oferecendo a ele o básico, mas sim em encantá-lo, entregando sempre algo que supere as expectativas. 
 
E acredite: isso pode ser oferecido apenas em um excelente atendimento. Engana-se quem imagina que clientes só podem ser cativados através de preços agressivos e promoções. Sim, os valores são atrativos instantâneos, mas não fidelizam. 
 
Para conseguir que o seu cliente volte independente de seus preços, você deve fazer com que ele se sinta especial, respeitado e compreendido. E isso só pode ser feito através das boas práticas de atendimento ao cliente. 
 
Além disso, claro, é importante que a sua equipe domine o serviço e conheça muito bem o produto. Funcionários em treinamento devem ser devidamente identificados para que os clientes compreendam caso ocorra algum erro. As boas práticas de atendimento ao cliente poderão lhe ajudar a criar um potente sistema de comunicação, que tem como objetivo principal oferecer a melhor experiência a quem realmente importa: o cliente. 

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A Agência Tângelo tem como objetivo planejar e desenvolver soluções para internet, design gráfico e criações 3D, para inovar a identidade visual dos clientes com criatividade, tecnologia, qualidade e profissionalismo. 
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