O setor de vendas é um dos mais importantes de uma empresa. Afinal, é ali que o cliente de fato é atendido, e por isso você deve saber sobre a
importância do material de apoio para o departamento comercial.
O material de apoio deve servir de suporte para a equipe comercial e facilitar o trabalho, potencializando ainda mais o alcance das informações. Esse material estará completamente pautado na identidade visual da empresa, e deve trazer informações claras e objetivas.
A seguir vamos explicar exatamente qual é a
importância do material de apoio para o departamento comercial, e ajudar você a entender porque apostar nesse tipo de material pode ser essencial para o sucesso de seu negócio.
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Entenda qual é a importância do material de apoio para o departamento comercial, e invista nisso para obter mais sucesso
Ainda que você tenha uma equipe de vendas absolutamente preparada e capacitada, a importância de um material de apoio para o setor comercial é imensa.
Mas o que é material de apoio?
Material de apoio é tudo aquilo que você pode colocar a disposição de seu departamento comercial e que ajude a propagar informações sobre a empresa ou os produtos que são comercializados.
Esses materiais devem servir realmente de apoio, ajudando o vendedor a expor argumentos a respeito da empresa e dos serviços prestados a fim de fechar negócio com a clientela.
Material digital:
O material de apoio digital é aquele utilizado pela internet, disparado via e-mail ou redes sociais e explica quais são as soluções propostas pela sua empresa de forma rápida e a qualquer momento. Esse material deve ser sucinto, prático e objetivo.
Catálogos:
Os catálogos são alguns dos materiais de apoio mais utilizados. Neles, você pode incluir os produtos e serviços de destaque, dando autonomia para que o cliente cheque as opções antes mesmo de consultar um vendedor.
Cartão de visitas:
Dar aos seus funcionários a possibilidade de criar um vínculo com os clientes é uma excelente estratégia. Por isso, você deve colocar a disposição cartões de visitas estilizados, que tragam no mínimo o site, o e-mail institucional e o telefone de contato da empresa.
Mesmo na era da digitalização, esse ainda é o meio mais eficiente de colocar o cliente em contato com um profissional. Não esqueça de incluir os dados básicos no cartão.
Folders e flyers:
Os folders e flyers também são muito comuns, e bastante utilizados como material de apoio. Eles servem tanto para apresentar informações a respeito da empresa quando ações promocionais, eventos etc.
Revistas próprias:
Algumas empresas apostam na criação de revistas segmentadas, que trazem notícias sobre o nicho de atuação e intercalam as páginas e matérias com anúncios de produtos. É o caso da Livraria Cultura, que produz a Revista da Cultura, e distribui gratuitamente nas unidades.
Site institucional:
O site também funciona como material de apoio ao departamento comercial, pois ele pode trazer informações relevantes a respeito da empresa, além de servir como canal de comunicação entre a marca e o cliente.
Para que funcione de maneira correta, as ações comerciais e as ações de marketing precisam caminhar em conjunto, e deve ser elaboradas de maneira semelhante. Assim, ambas servirão como material de apoio, e poderão potencializar os argumentos dos vendedores.
Brindes:
E que tal imprimir blocos de anotações e pastas com o logo de sua empresa? Todo vendedor precisa carregar um bloco e uma caneta, e fazer com que esses objetos sejam padronizados, e carreguem o seu logotipo também é uma ideia sensacional para aumentar o alcance de seu sucesso.
Considere criar material de apoio, e ajude a sua equipe a comunicar as vantagens e diferenciais de sua empresa. Assim, você consegue tornar o trabalho mais dinâmico, reforça os argumentos, ajuda o departamento comercial e ainda fixa a sua marca na memória de seus clientes através da comunicação visual.
Material de apoio e identidade visual: caminhando lado a lado
Para que o seu material de apoio seja efetivo, e realmente funcione, ele deve trazer a identidade visual da empresa, para que o cliente perceba que aquilo realmente refere-se a sua marca.
Esse material poderá servir até mesmo como um reforço aos argumentos utilizados pelo departamento comercial, e com isso ajudará a finalizar uma negociação de maneira positiva.
Lembre-se de que isso deve ser feito através das devidas orientações dos departamentos de comunicação e marketing, e devem estar esteticamente de acordo com a identidade de sua empresa, utilizando cores e fonte iguais àquelas que você utiliza em outras comunicações.
A
importância de um material de apoio para o setor comercial já é reconhecida pela maioria das grandes empresas, e pode ser esse o caminho mais prático para tornar a sua marca mais memorável.
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