Produtividade, saiba como melhorar com a sua concentração
Por:
Agência Tângelo em
26/01/2017 |
Gestão
ua produtividade se torna melhor quando você saber gerenciar seus níveis de concentração e aplicar de modo cada vez mais eficiente em suas tarefas diárias.
Vamos listar aqui 07 pontos, divulgados pela revista Exame, que te ajudarão a ter um ano mais eficiente, por meio de uma melhor concentração.
Pilotar nosso cérebro é essencial, por sermos indivíduos naturalmente distraídos, gerenciar o cérebro e o conduzir a estados de concentração, direcionando sua atenção e eliminando os focos de distração – em tempos de internet e smartphone – definir seu foco de atenção e orientar suas prioridades é um ponto fundamental para a otimização de sua produtividade.
Vejamos então os 07 itens:
Ouça Músicas: Você possivelmente ao ler este item, deve ter listado uma série de músicas que você ame, porém não é bem por aí. Ouvir música ajuda a reduzir o ruído do ambiente e proporciona maior capacidade de relaxamento e concentração. Segundo Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em entrevista a Exame, diz que é bom ouvir um repertório que você já conhece, porém não algo que você ame ou deteste, comprovadamente os sentimentos positivos e negativos, em excesso, atrapalham o processo de concentração. Outro ponto fundamental é, não escolha algo que seja completamente novo (para não dispor de atenção em compreender uma nova informação).
Alimentação e Hidratação: Manter uma boa alimentação e estar sempre hidratado é fundamental para ter os níveis de concentração alta. Em pesquisa realizada por ingleses, apontou que pessoas com sede demoram um tempo maior para completar tarefas, se comparadas com pessoas que estejam bem hidratadas.
Atividade Física: A realização de atividades físicas não está ligada unicamente a uma vida de maior longevidade, mas também, segundo aponta estudos da University of Illiinois, realizar atividades aeróbicas estimulam partes do cérebro que estão relacionadas a atenção e a memória.
Meditação: Por estarmos em uma era na qual somos bombardeados de informações a todo instante, e, portanto, um excesso de estímulos, logo a prática de meditação é extremamente eficiente para aumentar a capacidade de fixação da atenção, favorecimento da memória e auxiliadora para tomada de decisões. Afinal, um cérebro saudável tem a potencialidade de fazer melhores escolhas.
Durma Bem: Ter um bom período de sono é essencialmente importante para ter uma saúde mental boa, sendo assim, uma melhor capacidade de concentração, logo uma maior produtividade. Momentos de cochilo ao decorrer do dia também ajudam a melhorar as condições da memória, segundo aponta o médico norte-americano Daniel Amen, em seu artigo para a revista Men’s Health.
Escreva a Mão: Conforme apontam estudos da universidade de Princeton, o ato de escrever permite você compreender e memorizar melhor se comparado ao ato de digitar, pois o processo de digitação ocorre de forma mais superficial.
Realizar Intervalos entre Atividades: Segundo aponta Carla Tieppo, da Santa Casa, a nossa capacidade cerebral de fixação em um único objeto é de no máximo uma hora. Após esse período é aconselhável realizar uma pausa de aproximadamente 10 minutos e, só então, retomar as atividades.
Agora que você sabe um pouco mais sobre alguns pontos para deixar sua produtividade ampliada, deixe seu comentário, reaja a esta publicação e ajude-nos a oferecer sempre o melhor conteúdo.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.