PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.

FIQUE ATUALIZADO COM O NOSSO BLOG

Os produtos possuem vida útil e é vital para sua empresa conhecê-la - Agência Tângelo
< Voltar

Os produtos possuem vida útil e é vital para sua empresa conhecê-la

Por: Agência Tângelo em 15/06/2017 |   Gestão

A partir do momento que você insere um produto no mercado você deve ter o conhecimento que este produto passará por um ciclo, conhecido também como ciclo de vida do produto. 

O ciclo de vida do produto é dividido em quatro estágios, são eles: 
- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio;


Compreender cada uma dessas etapas é fundamental para você saber como estabelecer a estratégia a aplicar, ou até mesmo quando é o momento de retirar o produto do mercado e fazer uma nova aposta, vamos entender cada etapa do processo.

Introdução.
A introdução do produto é a sua fase inicial, na qual o produto mostrará sua “cara” ao mercado e iniciará o processo de vendas. Esta etapa é marcada por um baixo volume de vendas, pois seu produto ainda não está estabelecido no mercado.

Crescimento.
O crescimento já é um segundo degrau da fase do ciclo no qual o produto começa a firmar suas raízes, se consolidar no mercado, pois já se apresentou, tornou-se conhecido e agora está sendo aceito pelo seu público-alvo. Fase também marcada pelo surgimento dos concorrentes.

Maturidade.
Na fase de maturidade você verá seu produto já em nível estável, consolidado, ocupando mercado e conhecido pelo público-alvo. Contudo, é um período no qual tendem a ser marcados por um baixo crescimento nas vendas, pois a fase de novidade se passou e há uma estabilidade. Levando em consideração também que nesta etapa o produto já possui uma disputa mais acirrada com seus concorrentes, surgindo a necessidade de maior investimento para defender seu espaço no mercado.

Declínio.
Última fase do produto em seu ciclo de vida, o declínio tem como característica a perda de percentual do mercado, refletindo assim na queda das vendas. 

Diante destes aspectos, podemos ver que há produtos que possuem maior período de vida e outros que possuem um menor período, contudo, todos os produtos passam por esses estágios, saiba identificar em qual estágio se encontra o produto que você oferece. 
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar

VENHA
TOMAR UM
E COLHER BONS CAFÉ.
FRUTOS PARA SUA EMPRESA.

Xícara venha tomar um café na Agência Tângelo

45 3055.4563  |   Ícone WhatsApp Rodapé 99115.8474

atendimento@agenciatangelo.com.br

Rua Carlos Barbosa, 1689 - Vila Industrial
Toledo PR - CEP: 85904-210

AGÊNCIA TÂNGELO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.