Os produtos possuem vida útil e é vital para sua empresa conhecê-la
Por:
Agência Tângelo em
15/06/2017 |
Gestão
A partir do momento que você insere um produto no mercado você deve ter o conhecimento que este produto passará por um ciclo, conhecido também como ciclo de vida do produto.
O ciclo de vida do produto é dividido em quatro estágios, são eles:
- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio;
Compreender cada uma dessas etapas é fundamental para você saber como estabelecer a estratégia a aplicar, ou até mesmo quando é o momento de retirar o produto do mercado e fazer uma nova aposta, vamos entender cada etapa do processo.
Introdução.
A introdução do produto é a sua fase inicial, na qual o produto mostrará sua “cara” ao mercado e iniciará o processo de vendas. Esta etapa é marcada por um baixo volume de vendas, pois seu produto ainda não está estabelecido no mercado.
Crescimento.
O crescimento já é um segundo degrau da fase do ciclo no qual o produto começa a firmar suas raízes, se consolidar no mercado, pois já se apresentou, tornou-se conhecido e agora está sendo aceito pelo seu público-alvo. Fase também marcada pelo surgimento dos concorrentes.
Maturidade.
Na fase de maturidade você verá seu produto já em nível estável, consolidado, ocupando mercado e conhecido pelo público-alvo. Contudo, é um período no qual tendem a ser marcados por um baixo crescimento nas vendas, pois a fase de novidade se passou e há uma estabilidade. Levando em consideração também que nesta etapa o produto já possui uma disputa mais acirrada com seus concorrentes, surgindo a necessidade de maior investimento para defender seu espaço no mercado.
Declínio.
Última fase do produto em seu ciclo de vida, o declínio tem como característica a perda de percentual do mercado, refletindo assim na queda das vendas.
Diante destes aspectos, podemos ver que há produtos que possuem maior período de vida e outros que possuem um menor período, contudo, todos os produtos passam por esses estágios, saiba identificar em qual estágio se encontra o produto que você oferece.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.