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Entenda o que é Inbound Marketing e suas diferenças com o Marketing Tradicional
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Entenda o que é Inbound Marketing e suas diferenças com o Marketing Tradicional

Por: Agência Tângelo em 19/08/2017 |   Marketing

O que é Inbound Marketing? O Inbound Marketing também pode ser chamado de “novo marketing”, é uma metodologia estratégica de pensar e fazer negócios de forma adaptada aos novos comportamentos de compra em virtude da internet, através dos diversos recursos do marketing digital (Personas Digitais, SEO, Sites/Blogs, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Redes Sociais, Adwords, Facebook Ads e Analytics) pensando sempre em manter um relacionamento progressivo com o futuro cliente, fazendo com que ele se interesse por sua marca, passando por várias etapas até realizar a compra de seu produto ou serviço.

Atualmente com a utilização cada vez mais freqüente da internet através de aparelhos celulares, computadores e diversos outros dispositivos conectados, com o uso de redes sociais, buscadores de conteúdo ou até mesmo acesso direto aos sites de empresas, é comum que o consumidor já saiba TUDO sobre um produto ou serviço antes mesmo de conversar com um vendedor (em alguns casos até sabe mais que o vendedor). 

Dentro dessa nova estrutura comportamental, as pessoas já estão decidindo o que e quando querem comprar algo, dentro de um padrão de qualidade e confiança, através do relacionamento pela internet com a marca, produto ou serviço da empresa.

 

CONHEÇA UMA DEFINIÇÃO TEÓRICA DO INBOUND MARKETING COM RELAÇÃO AO MARKETING TRADICIONAL, TAMBÉM CONHECIDO COMO OUTBOUND MARKETING

Agência Tângelo - Inbound MarketingInbound Marketing ou Novo Marketing: É qualquer tática de marketing que se baseia em “ganhar o interesse” das pessoas, através de uma metodologia que cria valor para a sua marca, produto ou serviço, exibindo conteúdos específicos e direcionados para cada persona de forma segmentada, fazendo com que haja relacionamento e criando valor agregado.



Agência Tângelo - Outbound MarketingOutbound Marketing ou Marketing Tradicional: É qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e serviços para os consumidores, exibindo e divulgando o produto/serviço o tempo todo e para qualquer público, muitas vezes sem segmentação e sem que haja o interesse por parte do cliente em adquirir o que é ofertado.

 

NÃO PODEMOS INICIAR NOSSA EXPLICAÇÃO MAIS DETALHADA SOBRE INBOUND MARKETING SEM ANTES VOCÊ ANALISAR O OUTBOUND MARKETING. VAMOS APRESENTAR ALGUMAS SITUAÇÕES PARA QUE VOCÊ POSSA REFLETIR

- Você já viu publicidades em panfletos que foram deixados nas caixas de correios, ou entre as cercas das residências, ou colocado no meio de encartes como jornais ou revistas, mostrando produtos ou serviços que você nem estava pensando ou precisando consumir? Em grande maioria dos casos qual o destino desses materiais? Você os guardou em local de destaque ou jogou no lixo? E pensando no lado do empresário, que investiu dinheiro para criar a arte, imprimir e distribuir o material, será que esse material foi entregue da forma correta para as pessoas corretas?

 

- Quantas vezes você já recebeu algum tipo de ligação de telemarketing de forma invasiva para falar de algum produto bem no momento em que você estava atendendo um cliente, ou aproveitando os poucos momentos do dia para descansar, ou estando ocupado em qualquer outra atividade?

 

- Você já chegou para trabalhar, ligou seu computador, abriu seu e-mail e se deparou com dezenas de e-mails em sua caixa de entrada, e-mails esses sem relevância para suas necessidades e que em alguns casos lhe fizeram pensar que era algum tipo de vírus e que se misturam com emails importantes? E ainda, no momento de pressa você acabou excluindo algum e-mail importante que estava no meio de tantos spams?

- No seu momento de lazer ou em alguma oportunidade em que você estava esperando para ser atendido em algum estabelecimento, você já começou a folhar alguma revista ou jornal e simplesmente foi pulando as páginas que não tinham conteúdos de seu interesse e passou várias e várias publicidades sem mesmo dar importância?

- Você já assistiu a seu programa favorito na TV e no momento do intervalo pegou o controle na mão para ver o que estava passando em outros canais para não ficar olhando os comerciais? Ou então, foi justamente no momento do intervalo, que é o momento em que os comerciais são veiculados, que você aproveitou para realizar alguma atividade rápida antes de seu programa retornar?

Com base nessas situações, você empresário, pode pensar: Sempre tive meus produtos ou serviços divulgados na mídia tradicional, tais como em rádio, TV, outdoor, jornais, revistas, banners, entre outros, e sempre funcionou, porque eu deixaria de manter um investimento que sempre me trouxe retorno financeiro? O que foi que mudou nos tempos atuais para eu migrar para o marketing digital? 

É simples, primeiro que dependendo do ramo de atividade e vários outros fatores que precisam ser analisados, você não pode abandonar os investimentos em marketing tradicional de uma hora para outra, porém, os hábitos dos consumidores estão se adaptando e evoluindo, a história já nos diz que quem não acompanhou as evoluções ao longo do tempo foi deixado para trás. 

Antigamente as pessoas recebiam um volume de informações no dia a dia extremamente menor do que nos tempos atuais, e isso inclui também a publicidade, é uma enorme quantia de informação falando sobre coisas desnecessárias ou que não precisamos, naturalmente, nosso cérebro acaba ignorando a grande maioria dessas informações.

Faça uma lista e tente enumerar exatamente todas as marcas de empresas ou produtos que você viu no dia anterior, desde o momento em que acordou até o momento de ir dormir, é bem provável que você não irá recordar de mais da metade dessas informações.

 

EVOLUA, ENTENDA A JORNADA DE COMPRA DOS CLIENTES E PENSE DE FORMA A SEGUIR AS TENDÊNCIAS QUE O MERCADO ESTÁ SENDO CONDUZIDO PELOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO

Agência Tângelo - Jornada de CompraAssim como vários setores evoluem, o marketing também pode ser melhorado, concorda? A metodologia do Inbound Marketing tem como objetivo ajudar as pessoas levando a informação necessária no momento certo, ao invés de interrompê-las com informações desnecessárias em momentos desfavoráveis. 

Isso funciona, pois sua empresa deixa de interromper as pessoas com publicidades que elas não precisam e que em alguns casos se tornam negativas pela insistência.

E esta é a evolução metodológica do Inbound Marketing, é levar um entendimento aprimorado da JORNADA DE COMPRA (SAIBA COMO FUNCIONA A JORNADA DE COMPRA PARA VENDER DE FORMA ESTRATÉGICA) do consumidor através do aprendizado, fazendo com que o consumidor descubra que precisa de algo, em seguida que ele reconheça que tem uma necessidade, depois que ele comece a considerar sua empresa como uma solução a necessidade dele, e por fim, que avalie e realize a compra de seu produto ou serviço através da qualidade e da confiança que sua marca demonstrou.

 

AGORA QUE VOCÊ JÁ TEM UMA NOÇÃO DO QUE MUDOU DO TRADICIONAL PARA O NOVO MARKETING, VEJA QUAIS SÃO AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING

Existem várias etapas que devem ser seguidas no Inbound Marketing de forma integrada e estratégica, onde em cada uma delas existe um objetivo e uma metodologia dentro de um funil de vendas composto por Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil.


As etapas estratégicas do Inbound Marketing são:

Agência Tângelo - Funil de Vendas no Inbound Marketing- 1º Planejar;
- 2º Atrair;
- 3º Converter;
- 4º Relacionar;
- 5º Vender;
- 6º Analisar;
- 7º Fidelizar;

Preparamos um conteúdo completo sobre as etapas do Inbound Marketing utilizando o funil de vendas, acesse esse conteúdo pelo link a seguir: CONHEÇA AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING UTILIZANDO O FUNIL DE VENDAS E SAIBA COMO APLICAR NA PRÁTICA.

 

DIFERENÇAS ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO MARKETING PARA QUE VOCÊ POSSA TER UMA NOÇÃO PRÁTICA DE SUAS APLICAÇÕES

Características do Inbound Marketing:
- Alta geração de valor para sua marca através de relacionamento rápido;
- Geração de conteúdo relevante e contínuo que atrai o cliente certo com maior probabilidade de compra, tendo o cliente como foco principal;
- O potencial cliente vai até a empresa por meio de buscas na internet ou redes sociais, pois já conhece seus atributos e já se relaciona com ela;
- Os clientes são atraídos por ferramentas de buscas, referências em depoimentos, redes sociais, blogs, vídeos online, marketing viral, entre outros recursos online.
- “Alimentado” pela criatividade e estratégia segmentada de diversos níveis.
- Avaliação em tempo real dos resultados da campanha, podendo acompanhar acessos, cliques, taxas de conversão e engajamento social na mesma hora. 

Características do Outbound Marketing:
- Baixa geração de valor para sua marca, pois não existe relacionamento rápido;
- Sem geração de conteúdo contínuo, focando em campanhas específicas apenas para algum determinado produto ou serviço;
- A empresa vai até o cliente, abordando pessoas que não necessariamente estão interessadas em seu produto ou serviço;
- Prospecção de cliente através de outdoors, panfletos, spots, anúncios em mídias impressas, TV, entre outros recursos publicitários tradicionais
- “Alimentado” pelo orçamento e repetição com pouca ou em alguns casos sem segmentação.
- Avaliação em longo prazo, geralmente apenas após a conclusão da campanha, dependendo de pesquisas longas e nem sempre oferecendo precisão.

 

CONCLUSÃO

Agência Tângelo - ConclusãoO Inbound Marketing é uma metodologia estratégica composta por várias ações online que têm como objetivo atrair tráfego para seu site, blog ou conteúdo online em outras redes e trabalhar este tráfego de forma a se converter em leads e consequentemente em clientes que irão comprar seu produto ou serviço.


Conhecer em detalhes o que é Inbound Marketing e saber utilizar seus recursos de forma estratégica e integrada é fundamental para qualquer empreendedor que deseja evoluir a forma de realizar marketing e se adaptar a essa nova era mercadológica.

Diante desses inúmeros benefícios oferecidos pelo Inbound Marketing, investir em todas as etapas dessa metodologia estratégica é um ótimo recurso para médias e grandes empresas, para pequenas empresas é recomendável utilizar inicialmente apenas alguns recursos do marketing digital ou até mesmo adaptar o funil de vendas para a sua necessidade. 

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido útil para você saber mais sobre o assunto e poder, de forma estratégica, aplicar tais conceitos em sua empresa.

Agora que você já conhece o que é Inbound Marketing e tem uma noção de suas diferenças com relação ao Outbound Marketing, quem você acha que vence essa batalha? Veja nossa matéria complementar sobre ações de marketing digital e o marketing tradicional, acesse esse conteúdo pelo link a seguir:  AUMENTE SUAS VENDAS COMBINANDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING TRADICIONAL COM MARKETING DIGITAL.

Se ainda tiver dificuldades em entender o seu cenário e quer estruturar as estratégias de marketing de maneira correta, ENTRE EM CONTATO COM A AGÊNCIA TÂNGELO, além de todos os serviços de Marketing Tradicional, também somos uma Agência de Marketing Digital, realizando consultorias para auxiliar sua empresa a estar presente em diversos meios de comunicação e se relacionar de forma estratégica com os clientes.

A Agência Tângelo tem como objetivo planejar e desenvolver soluções para internet, design gráfico e criações 3D, para inovar a identidade visual dos clientes com criatividade, tecnologia, qualidade e profissionalismo. 

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