Por: Agência Tângelo em 22/08/2017 | Marketing
A primeira informação é que Inbound Marketing é uma metodologia que envolve vários recursos e estratégias de Marketing Digital de forma integrada com foco em resultado, é um processo que não pode ser executado isoladamente apenas com anúncios no FaceAds ou no Google Adwords, e sim, em conjunto com todas as ferramentas digitais.
Caso você ainda não saiba exatamente o que é Inbound Marketing, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, acesse esse conteúdo pelo link a seguir: ENTENDA O QUE É INBOUND MARKETING E SUAS DIFERENÇAS COM O MARKETING TRADICIONAL.
A metodologia do Inbound Marketing pode ser representada por um funil, chamado também de Funil de Vendas, o qual possui o Topo do Funil (com informações básicas e de aprendizado com o objetivo de transformar o usuário em um lead), o Meio do Funil (com informações mais detalhadas com o objetivo de buscar o relacionamento com o usuário, fazendo com que ele reconheça a necessidade e considere seu produto ou serviço como uma solução) e o Fundo do Funil (com informações que levem o lead a realizar a compra), a qual possui as seguintes etapas:
- Objetivo: Planejar todas as etapas do Inbound Marketing, essa etapa é fundamental e não deve ser ignorada, pois para o bom resultado da campanha tudo precisa estar muito bem definido, planejado e elaborado antes de iniciar a próxima etapa.
- Estratégias: Definir objetivos, realizar análise de mercado, definir o público alvo e persona, identificar os canais de comunicação que serão utilizados, definir os conteúdos de marketing, planejar investimentos e alinhar detalhes com a equipe de vendas.
- Resultado: Ter informações e conteúdos para colocar em prática nas próximas etapas do Funil de Vendas.
- Observação: Um dos maiores erros do Inbound Marketing é pular essa etapa inicial e não planejar, é preciso definir muito bem qual o objetivo quer alcançar e quais estratégias utilizar, isso evitará que os resultados sejam negativos, que haja perda de dinheiro e que ocorra uma ideia negativa sobre essa metodologia, muitas vezes isso acontece porque o cliente deseja um resultado rápido, e a aplicação do Inbound Marketing não foi criada para resultados de curto prazo, e sim de médio e longo prazo.
- Objetivo: Captar o maior número de visitantes possíveis através de pessoas acessando os conteúdos digitais como sites, blogs e redes sociais.
- Estratégias: Sites/blogs elaborados dentro de padrões de programação atualizados e otimizados para dispositivos móveis, conteúdos em redes sociais, anúncios patrocinados em Face Ads e Google Adwords, SEO, remarketing, entre outros.
- Resultados: Atrair visitantes para seu conteúdo digital.
- Observação: Essa etapa envolve ter um conteúdo de qualidade, que seja bem elaborado, revisado e de relevância para o usuário, pois isso será a base para atrair possíveis clientes interessados no seu produto ou serviço.
- Objetivo: Converter os visitantes de seu conteúdo digital em leads, que são os usuários dispostos a fornecer seus dados de contato e informações pessoais, informando que tem interesse no conteúdo apresentado.
- Estratégias: Formulários de contato e/ou captação de informações, call to action, landing pages, entre outros.
- Resultados: Captar leads para sua base de dados com informações específicas.
- Observação: Essa etapa envolve mostrar aos usuários que seu produto ou serviço poderá ser uma solução para alguma necessidade que ele tenha, e com isso ele fornecerá as informações relevantes para melhorar sua base de personas e poder direcionar os conteúdos específicos para a próxima etapa.
- Objetivo: Criar um relacionamento entre o lead e a empresa, fornecendo informações úteis que o ajudem na tomada de decisão e fazendo com que sua marca crie um relacionamento e se torne referência no assunto.
- Estratégias: Automação de marketing para nutrir o lead com envio de e-mails personalizados, artigos, e-books, infográficos, entre outros.
- Resultados: Melhorar as oportunidades de uma abordagem assertiva pela equipe de vendas da empresa.
- Observação: Vale ressaltar que nem todos os clientes estão em seus momentos ideais de compra, para isso, essa etapa serve para entregar conteúdos cada vez mais relevantes e aprofundados, essa etapa deve ser compreendida como um instrumento educativo, ajudando o lead a entender melhor sua necessidade e fornecendo informações sobre tal solução.
- Objetivo: Depois de todo o relacionamento eficaz é o momento de realizar a venda de forma facilitada, podendo inclusive agregar valor ao seu produto ou serviço.
- Estratégias: Campanhas específicas de promoção, desconto, integração com o CRM da empresa, ações da equipe de vendas.
- Resultados: Vendas realizadas / Serviços prestados.
- Observação: É importante que a equipe de vendas esteja alinhada com todas as etapas em que o lead passou pelo funil, pois assim, poderá ter um diálogo utilizando a mesma linguagem abordada até o momento, o que facilitará a comunicação.
- Objetivo: Acompanhar cada etapa já realizada para poder mensurar os resultados e determinar quais estratégias retornam mais engajamento e quais estratégias precisam ser revisadas.
- Estratégias: Acompanhamento de relatórios do Google Analytics, Ferramenta de Análise do Facebook e relatório de vendas.
- Resultados: Métricas de desempenho positivos e negativos de todas as etapas.
- Observação: Essa etapa é fundamental para verificar cada estratégia já realizada, o constante monitoramento fará com que tenha informações gerenciais do que não está retornando tanto engajamento e poder realizar as correções e adaptações necessárias para extrair o melhor retorno.
- Objetivo: É transformar os clientes em seguidores de sua marca, gerando defensores de seus produtos ou serviços e que naturalmente irão realizar indicações positivas.
- Estratégias: Realizar pesquisa de satisfação, enviar conteúdos relevantes para cada persona dentro de períodos estratégicos, criar programa de fidelização com vantagens para clientes, entre outros.
- Resultados: Atuais clientes realizando novas compras e indicações.
- Observação: Estudos comprovam que adquirir um novo cliente necessita de mais investimento financeiro do que manter um cliente já existente, veja mais detalhes no Guia Empreendedor.
Precisamos deixar bem claro para que não haja confusão que, Inbound Marketing é uma metodologia estratégica que utiliza várias ações de Marketing Digital de forma integrada dentro de um Funil de Vendas, as quais precisam passar por todas as etapas aqui apresentadas e não ações de Marketing Digital isoladas.
Utilizar os recursos de Marketing Digital que compõem o Inbound Marketing de forma isolada ou não seguir as etapas acima informadas é outra metodologia, a qual iremos explicar em outra matéria com vários detalhes interessantes.
Portanto, perceba que investir em todas as etapas dessa metodologia estratégica de forma integrada é um ótimo recurso para médias e grandes empresas, que possuem tempo e investimento necessário para aguardar o retorno sobre o investimento, que é de médio a longo prazo.
Para complementar o Funil de Vendas é aconselhável que você entenda quais são os passos que uma pessoa leva para realizar a compra de um produto ou serviço que você oferece, e para que sua venda seja eficiente e contínua dentro do Inbound Marketing, conheça mais sobre a JORNADA DE COMPRA (SAIBA COMO FUNCIONA A JORNADA DE COMPRA PARA VENDER DE FORMA ESTRATÉGICA).
Se ainda tiver dificuldades em entender o seu cenário e quer estruturar as estratégias de marketing de maneira correta, ENTRE EM CONTATO COM A AGÊNCIA TÂNGELO, além de todos os serviços de Marketing Tradicional, também somos uma Agência de Marketing Digital, realizando consultorias para auxiliar sua empresa a estar presente em diversos meios de comunicação e se relacionar de forma estratégica com os clientes.
A Agência Tângelo tem como objetivo planejar e desenvolver soluções para internet, design gráfico e criações 3D, para inovar a identidade visual dos clientes com criatividade, tecnologia, qualidade e profissionalismo.
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