Conheça a jornada de relacionamento na hora da venda
Por:
Agência Tângelo em
27/04/2017 |
Gestão
Marketing
Se relacionar com o cliente é um processo contínuo e sim, inicia antes da efetivação da venda. Contudo, é um processo que só há fim se não estiver sendo bem nutrido, estabelecendo uma má relação. Portanto, como manter um bom relacionamento para com o seu cliente? Promover experiências boas e dedicar atenção ao seu cliente é fundamental.
Vamos compreender os passos dados nessa jornada de relacionamento no processo da venda. Tudo inicia com a empatia, logo após passamos ao olhar, o momento do flerte, o namoro, o casamento, a consolidação e por consequência a fidelização. Agora entenderemos cada um desses itens.
A empatia é o ato de se colocar no lugar de seu cliente, pensar como ele sentirá as experiências que você está proporcionando por meio do seu atendimento. Nessa situação você se torna o cliente, consumidor ou contratante de seu próprio produto ou serviço, e pode extrair os primeiros feedbacks de sua auto avaliação. Se colocando na perspectiva de seu cliente você potencializa sua capacidade de cativá-lo.
O segundo ponto é o olhar, seu cliente terá contato com seu produto ou serviço. A partir desse momento ele entra em contato contigo e inicia a etapa de apresentação, sendo assim, transmita a primeira impressão mais agradável que você consiga. Seja a vitrine que encanta os olhos, a conversa que envolve e se torna uma impressão memorável.
O flerte é uma etapa tão importante quanto sua apresentação inicial, nesse momento seu cliente toma conhecimento de quem é sua empresa/marca, e manter o alto nível de qualidade quanto no atendimento inicial é fundamental. Existem alguns fatores que podem assustar seu cliente, portanto, saiba trabalhar cada um de seus fatores apresentados no processo de venda e os respalde de modo a deixar seu cliente confortável em todo o momento. Entenda seu público-alvo, ouça e responda suas dúvidas.
Conquistado seu cliente, inicia o namoro, nesse ponto seu cliente tomará conhecimento de diversas situações que o interessaram por conta do bom flerte realizado. Esteja disposto a conhecer suas necessidades e responder suas dúvidas, esclarecendo-as da melhor forma possível, proporcionando experiências positivas que somaram pontos a seu favor.
Seu cliente já foi conquistado, e agora estabelece um relacionamento mais sério, o casamento, nesse contexto a aquisição do produto ou serviço, e está relação não acaba por aqui, se preparar para eventuais problemas a serem tratados é fundamental, saiba se relacionar com seu cliente visando sempre a melhor experiência para ele.
Um cliente que experimenta de boas experiências é um cliente que se fideliza e fala bem de você. Fidelizar seu cliente é fundamental para que ele comunique suas boas experiências e, assim, promova sua empresa/marca. Faça-o se sentir importante. Nesse passo é interessante serem trabalhados programas de fidelidade ou até mesmo benefícios extras. O cliente fidelizado é a melhor publicidade para sua relação com os meios sociais que ele se relaciona, cultive boas experiências e isso conduzirá a fidelização do seu cliente.
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