O planejamento estratégico é importante para uma organização porque fornece um senso de direção e descreve metas mensuráveis, além de ser uma ferramenta útil para orientar as decisões do dia-a-dia e também para avaliar o progresso e mudar as abordagens quando avançar.
A missão do planejamento estratégico
O planejamento estratégico começa com a definição de uma missão da empresa. Uma missão é importante para uma organização porque sintetiza e destila a ideia global que liga suas estratégias práticas, permitindo que o gerenciamento e os funcionários alinhem as especificidades de suas ações e decisões com uma visão e direção claramente definidas.
Defina sua missão estratégica de forma suficientemente ampla para orientar o gerenciamento e os funcionários, e estreita o suficiente para concentrar seus esforços.
Por exemplo: "Para ajudar a humanidade", é uma missão muito ampla, mesmo para uma organização sem fins lucrativos. "Alimentar os necessitados conectando-os com bancos de alimentos", é uma missão que é geral e acionável.
Estabelecendo objetivos
As etapas do processo de planejamento estratégico são expressas em metas mensuráveis. Objetivos mensuráveis definem objetivos específicos e concretos expressos em termos de quantidades e cronogramas.
Objetivos mensuráveis são importantes para uma organização porque permitem que os gerentes e funcionários avaliem o progresso e a evolução do ritmo.
Exemplo: "Crescer substancialmente nos próximos anos" não é um objetivo mensurável, mas "Aumentar as vendas em 20% durante o próximo ano" fornece um objetivo concreto a ser alcançado em um prazo específico.
Avaliando o progresso
Os objetivos estratégicos são, necessariamente, baseados na melhor informação que você possui no momento e suas avaliações mais realistas do que sua empresa pode alcançar.
As organizações também se beneficiam da construção de um estágio no processo de planejamento estratégico, que envolve a avaliação de metas e progresso após um período de tempo decorrido à luz do sucesso da empresa na consecução desses objetivos e desenvolvimentos que surgiram.
Por exemplo, se você planeja aumentar seu negócio de loja de ferragens 20% durante um ano específico, mas um competidor formidável abre uma superestrutura na estrada, você provavelmente redefinirá seus objetivos e avaliará o progresso em termos de preservação do compartilhamento de mercado.
O Processo de Planejamento Estratégico
O processo de planejamento estratégico pode ser tão importante para uma organização quanto os resultados, já que ele pode ser um processo especialmente valioso quando inclui funcionários em todos os departamentos e em todos os níveis de responsabilidade, pensando em como suas atividades e responsabilidades se encaixam na imagem maior e sobre suas potenciais contribuições.
O processo de planejamento estratégico também ajuda você a descobrir maneiras de melhorar o desempenho. Pode, por exemplo, revelar informações sobre como reestruturar sua organização para que ela possa atingir seu potencial total.
Desenvolver novos produtos, expandir as operações, alcançar novos segmentos de mercado, resolver problemas organizacionais - ao crescer o seu negócio, um plano estratégico bem planejado ditará como você responde as oportunidades e desafios de cada cor, forma e tamanho.
O planejamento estratégico fornece clareza, direção e foco para sua organização.
O principal objetivo do planejamento estratégico é conectar a missão e a visão da organização abordando essas três questões:
- Qual é o nosso propósito? (Missão)
- O que queremos alcançar? (Visão)
- Como é que vamos chegar lá? (Plano)
Talvez o motivo mais óbvio para se envolver no planejamento estratégico corporativo é que ele fornece orientação e foco por meio de um documento escrito.
Ter uma missão e visão claramente articulada permite que a empresa desenvolva um plano estratégico que seja um roteiro literal para o sucesso.
Um plano estratégico conduz o alinhamento organizacional.
Fazer com que todos participem do processo de planejamento estratégico promove a colegialidade e cria uma oportunidade para discussão sobre a direção da organização, e é por isso que muitas vezes resulta em transformação cultural.
Além disso, o processo promove a troca aberta e criativa de ideias, incluindo resolução de disputas e elaboração de soluções efetivas.
Um plano comunica sua mensagem.
Mesmo se você tiver fortes declarações de missão e visão, a maioria dos líderes anda com uma estratégia virtual bloqueada em suas cabeças. O CEO conhece inerentemente a direção estratégica da organização e as táticas que precisam ser executadas.
Infelizmente, se a estratégia não estiver no papel, ou se apenas um pequeno punhado de pessoas conhece as prioridades articuladas pela estratégia, a probabilidade de a estratégia ser executada efetivamente é muito reduzida.
É por isso que o
planejamento estratégico é tão importante e deve ser feito dentro de uma empresa já que serve como veículo de comunicação para o que deve ser feito para criar uma sustentabilidade a curto e longo prazos.
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